FMI

10-04-2011 09:40

O FMI está à porta, mas o que é que o país precisa de fazer para pedir um resgate? Em primeiro lugar, o governo terá de contactar o Fundo Monetário Internacional (FMI), o Banco Central Europeu e a União Europeia.
 Mais tarde terá de contactar as mesmas entidades através de uma carta de intenções formal. Nesta o Executivo terá de explicar aos organismos o pacote de medidas que o governo prevê adoptar para garantir o pagamento dos empréstimos solicitados.
A partir do momento em que o resgate é solicitado, o governo inicia negociações com o FMI para um «memorando de entendimento».
A partir daí, a equipa do FMI desloca-se ao país em causa – a visita poderá demorar entre duas a três semanas- e levará uma equipa de analistas para estudar a situação do país no intuito de apurar a quantidade exacta de dinheiro que é preciso.
Só depois é que o FMI irá elaborar um plano que terá de receber o aval dos ministros das Finanças europeus. Depois de receber luz verde, será assinado um memorando de entendimento.

Portugal ficará obrigado a respeitar um programa de cortes exigente de forma a cumprir com as metas estipuladas.