Cancro é a doença com maior impacto económico no mundo

19-08-2010 09:44

 

Cancro é a doença com maior impacto económico no mundo

O cancro é a doença no mundo com maior impacto económico, pelas mortes e perda de produtividade, revela um relatório da Sociedade Americana do Cancro, que vai ser divulgado amanhã no Congresso Mundial do Cancro em Shenzen, na China
Em 2008, as perdas económicas devido ao cancro (ou cancros, já que cada um é uma doença diferente) ascenderam aos 895.000 milhões de dólares (698.000 milhões de euros), segundo dados do relatório citados pela agência Associated Press. Estes números representam 1,5 por cento do produto interno bruto mundial.

Morreram cerca de 7,6 milhões de pessoas com cancro no mundo em 2008, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). E todos os anos são diagnosticados cerca de 12,4 milhões novos casos. Obesidade e tabaco são os grandes culpados pelo aumento das doenças crónicas, cancro incluido.

Em termos de perdas de produtividade e de vidas humanas, o cancro ultrapassa a sida, a malária, a gripe ou outras doenças contagiosas, sublinha ainda o relatório. De facto, as mortes por cancro ocupam agora o primeiro lugar a nível mundial, sendo secundadas pelas mortes provocadas pelas doenças cardíacas, cujos impactos económicos foram estimados em 753.000 milhões de dólares (587.000 milhões de euros).

“Os problemas de coração atingem as pessoas mais no fim da vida. O cancro atinge-as mais cedo”, diz Hana Ross, um dos autores do estudo da Sociedade Americana do Cancro